Palco para Um - FIDS

Palco para Um

  30, Nov, 2018

  2 Comentários

Palco para Um

NOTA DA ESCRITORA: para rapidamente, como se não houvesse mais o amanhã.

Chega o dia. Artistas que apresentam seus Solos na Mostra Paralela dirigem-se ao Cinema.com, na Rua da Cidadania. Começam o reconhecimento do palco, que nunca é igual ao espaço de ensaio. O pensamento já voa: “tem camarim? As cortinas fecham? Dá pra subir a tela de projeção? Ah, escadinha só do lado esquerdo, tá! Posso fazer minhas marcações no chão? Tenho sede!, Onde deixamos nossas coisas? O moço do som já está? E da luz?”. Organiza-se o reconhecimento individual, o ensaio propriamente dito. Divide-se o tempo que resta com o número de apresentações. Não, não! Antes soma-se o tempo de cada solo e confere-se como caberá no tempo que resta. Vai o que dá mais certo! Vai que dá certo! O coração bate, o texto é repassado, a música é ajustada, o nervosismo natural, a mente lembra sempre que é um processo, mas nem por isso cobramos menos de nós mesmos.

Cada um e uma experimenta o palco, ajustando seu corpo num espaço maior ou menor que aquele do ensaio. A tela não pode subir, vai com tela mesmo. O território é uma simpática caixinha. E finalmente chega a plateia, que nos encontra já preparados, atrás da cortina, com respirações dirigidas, pernas pra cima, tremendo levemente… Por processo que seja, sempre queremos fazer o melhor. E que o nosso melhor, de preferência, seja muito bom. Mas quando chega a hora! Aquela em que não tem mais volta, seja o que os deuses e deusas quiserem!

E assim está sendo, entramos em cena sem uma Direção, imbuídos da certeza de que estamos no mesmo barco. E aí o abraço fica mais quente e amoroso. Entramos abertos para experiência, para o olhar do outro e para andar em direção ao “Essencial do Teatro” que, já se percebe, é em direção a nós mesmos.

Tina Andrighetti

?

2 comentários

commenter

Arildo Antonio Les

2 years ago

Gostei bastante do seu texto. muito bem elaborado… parabéns !!!

commenter

denise stoklos

2 years ago

Tina, que texto excelente! Parece que até acompanhamos em tempo real! Que está acontecenDo agora, na nossa frente! Essa cumplicidade nos une a todos, na vontade de acertar, no desejo de levar o melhor, na coragem de enfrentar os inesperados! Muito lindo! E a vitória de todos que se apresentaram com imenso sucesso! Beijos e obrigada! Denise

Comentários estão fechados.