Um espetáculo, uma comunicação - FIDS

Um espetáculo, uma comunicação

  09, Dec, 2018

  1 Comentário

Por Cleide Vilela – Diego Starosta em seu espetáculo Informe para uma academia narra a vida de um homem que se enclausura num determinado tipo de vida para conseguir sobreviver. A peça me fez refletir sobre minha trajetória, quais foram minhas escolhas ou quais escolhas são e foram impostas. Liberdade é possível se temos necessidade de sobreviver?

A palestra A destruição de um espetáculo do dramaturgo e ator Diego Starosta foi de uma riqueza ímpar. Primeiro, porque trouxe a reflexão sobre o tema da peça, a liberdade. Segundo, porque mostrou seu processo criativo: como fez o plano quadrado, as sequências e descansos e a importância da luz nessa configuração. Por último, foi muito interessante ver uma pauta musical como um quadro de possibilidades dramatúrgicas para análise qualquer espetáculo teatral.

O ator pode utilizar de estímulos para atrair o público e possibilitar a comunicação. Por isso, é importante pensar tanto o que quero representar quanto a dinâmica do espetáculo. E também buscar as tensões no texto e nos outros planos (figurino, luz, voz, sequências e pausas). Revelador,“destruindo” todos os truques do espetáculo.

1 comentário

commenter

denisestoklos@gmail.com

3 years ago

cleide querida. infelizmente não pude assistir o espetáculo nem a palestra do diego. Mas, claro, já tinha conhecimentos prévios da peça e do trabalho dele por isso o escolhemos para estar na programação oficial. mas fiquei muito feliz pelo que você conta das ilibações que ele trouxe. o questionamento do dia a dia me parece fundamental para o teatro, nada que fuja de nosso resolver diário, de nossas posições ao alcance de nossas decisões pessoais. é esse teatro que interessa, não? o que nos põe em contato com o real. gostei de sua análise abordando isso. e a questão da indagação sobre liberdade… sempre necessária. e ainda o uso do quadrado da música, interessantíssimo! Obrigada pelas observações valiosas! Mando beijos, denise

Comentários estão fechados.