A Arte Revolucionária de Nadja Marcin (por Leide Jacob) - FIDS

A Arte Revolucionária de Nadja Marcin (por Leide Jacob)

  02, May, 2022

  2 Comentários

Uhuuuu, o FIDS começou!

E para abrir a semana que muito promete, Nadja Marcin, performer e cineasta alemã, em Masterclass, apresentou alguns de seus trabalhos, caracterizados pela presença da crítica ao poder e às formas de opressão.

Para ela, a performance é um ato de subversão. E esse conceito está estampado em sua arte, que ela considera uma oportunidade de mostrar formas diferentes de ver o mundo e construir outros.

Sob a perspectiva da mulher e criticando estruturas estereotipadas, Nadja trouxe sua visão sobre assuntos espinhosos, como, por exemplo, a sutileza na pontuação do machismo na objetificação do corpo feminino, no vídeo experimental da releitura que a artista faz do curta “como se despir em frente ao seu marido”, de 1937, dirigido por Dwain Esper.

Nadja também apresentou a releitura do discurso de Hitler em “O grande ditador”, filme lançado por Charles Chaplin em 1940. E outros vídeos experimentais em artes plásticas, como “Ophelia” ou “Zero Gravity”, que traz uma crítica aos caminhos que a humanidade está seguindo.

Como dica para as novas gerações de artistas, Nadja sugere observar o mundo com distanciamento, manter a objetividade para se garantir uma visão crítica, já que uma das funções da arte é questionar, fazer perguntas. Afinal, se o capitalismo nos consome, temos que nos libertar para não cair nas armadilhas.

A arte subverte o estado das coisas. E assim, como agente de mudanças, Nadja Marcin marca a primeira atividade do FIDS.

2 comentários

commenter

Denise Stoklos

2 years ago

Leide querida, que texto ótimo, preciso, bem observado e super inteligente! Sua escrita é sempre um acontecimento! Obrigada. Beijos!

commenter

Leide jacob

2 years ago

Que honra ser lida por voce, mestra querida. Delicia participar deste Fids incrÍvel. Obrigada por este espaco.

Comentários estão fechados.