LEITURAS DRAMATIZADAS

A arte de expressar imagens através de palavras

 

A proposta conceitual das leituras é ativar uma percepção diferenciada das palavras que são levadas ao público por meio dos sentidos estimulados pelos princípios maiores do Teatro Essencial: amor e liberdade.

 

Denise Stoklos sempre encontrou na palavra um lugar privilegiado por estímulos sensoriais potentes de imagens e gestualização. Tendo o ator apenas uma mesa e uma cadeira, estando num espaço junto com um público interessado, é criada, dessa forma, a fricção, ou seja, os vínculos de comunicação que estabelecem pontes profundas entre texto, performer leitor e público espectador.

 

Ler sem coreografar torna-se assim um desafio dos mais elevados para o performer, que necessita dispensar cenário, iluminação, figurino e outros componentes da linguagem cênica, para daí assumir o mínimo de expressão corporal, sua voz completa, seu pensamento (nele sua visão política, sua intuição, sua memória, suas informações de mundo, sua visão filosófica, dentre outros).

 

Para o FIDS foram programadas as leituras dos seguintes textos: Antes que me tirem a pele, de Alexandre Fantim, e Círculo na Lua, Lama na Rua, primeira dramaturgia escrita por Denise Stoklos, em 1968. O ciclo de leitura fará também homenagem a José Maria Orreda, educador, jornalista e historiador iratiense, sendo muito importante por haver editado o primeiro livro de Denise Stoklos.


28|NOV ANTES QUE ME TIREM A PELE


? 28-11-2018
? Leitura | Alexandre Fantin
? Salão Sollievo (R. Benjamin Constant, 465)
⌚ 18h00 | 90 min.
➡ _ingressos gratuitos: https://goo.gl/WY1kxc
➡ _classificação: Livre


Autoria de Alexandre Fantim.
O texto fala a respeito da existência precária que o ser humano traçou para si, com suas questões e consequências catastróficas que colhemos hoje ao lidar com a dor inerente do ato de existir.

⚠ _aviso: Os ingressos também serão disponibilizados na Rua da Cidadania de Irati, a partir do dia 27/11, das 09h00 às 19h00.
Sujeito a lotação do auditório.


29|NOV CÍRCULO NA LUA, LAMA NA RUA


? 29-11-2018
? Leitura | Denise Stoklos e atores convidados
? Salão Sollievo (R. Benjamin Constant, 465)
⌚ 17h00 | 90 min.
➡ _ingressos: https://goo.gl/3Y8arg
_classificação: 18 anos


Autoria de Denise Stoklos.
Texto de estreia em sua carreira de atriz profissional, em Curitiba, em 1968, Denise Stoklos escreveu e dirigiu Círculo na Lua, Lama na Rua com o seu então grupo teatral “Ferramenta”. O texto revela muitas camadas de reflexões acerca de libertação e da opressão advindos do período da ditadura militar brasileira mas presentes em todos os sistemas de caráter fascista.

⚠ _aviso: Os ingressos também serão disponibilizados na Rua da Cidadania de Irati, a partir do dia 27/11, das 09h00 às 19h00.
Sujeito a lotação do auditório.

 

 

NESWLETTER FIDS

INSCREVA-SE AO LADO
PARA RECEBER NOTÍCIAS DO FIDS