DENISE STOKLOS NO FIDS 2022


A segunda edição do FIDS – Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance, que recebe a curadoria da grande artista Denise Stoklos, contempla os princípios bases do Teatro Essencial e do campo da Solo Performance.

 

O #FIDS2022 se destaca no panorama por sua singularidade em privilegiar trabalhos de solo performance com viés de experimentação e contemporaneidade. Sendo elaborado com base nos princípios bases do Teatro Essencial, Denise Stoklos traz para a curadoria do Festival um desejo íntimo de ampliar os espaços intra, inter e trans Solo Performances. Festival preenchido por uma programação intensa de masterclass, palestras, oficinas, espetáculos, mostra de solos performances, palco aberto, cine-teatro, e muito mais. 

 

De fevereiro a maio de 2022, é possível acompanhar tudo pelas mídias sociais de @denisestoklosoficial e também pela lista de e-mails (Newsletter) do Teatro Essencial, através dos quais estaremos trazendo muitas novidades.


DESTAQUES NA PROGRAMAÇÃO COM DENISE STOKLOS


No primeiro dia, 2 de maio, segunda-feira, Denise Stoklos estará participando da “Mesa Inaugural Arte Libertária em Tempos Sensíveis”, início dos trabalhos relativos à Segunda Edição do Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance, totalmente online, com participação do diretor do festival Davi Giordano e os convidados Cristiane Moura e Marcos Americano.

 

Em todas as noites, consideradas momentos de horários nobres da programação, o Festival contará com a Exibição de Espetáculos com artistas de longa trajetória e reconhecimento profissionais, convidados diretamente por Denise Stoklos e também o Cine-Teatro, com exibição de vídeos, memórias e documentações audiovisuais, materiais valiosos do acervo e repertório do Teatro Essencial.

 

No eixo de espetáculos de artistas de longa trajetória, Denise Stoklos terá duas participações:
Vendo gritos e palavras“, de Denise Stoklos, peça que traz textos de Julio Cortázar (autor latinoamericano), com filmagem de apresentação no SESC Consolação de São Paulo em 2016. (segunda-feira, 2 de maio, às 19h);

– “Notas do campo“, de Anna Deavere Smith, artista residente em Nova Iorque, sobre o racismo no sistema educacional norte-americano. Ao final do vídeo, o público será contemplado com comentários inéditos de Denise Stoklos sobre o trabalho de sua amiga e artista internacional. (terça-feira, 3 de maio, às 19h).

 

Já o Cine-Teatro revelará ao público vídeos, memórias, documentações audiovisuais e materiais valiosos do “Acervo do Teatro Essencial“. Algumas das exibições de vídeos são acompanhadas por uma breve conversa entre Denise Stoklos e convidados especiais, amigos e artistas que acompanham há longo tempo a trajetória do Teatro Essencial:
– “Advogado do diabo” + Conversa de Denise Stoklos e Marcos Americano (segunda-feira, 2 de maio, às 23h);
– “Provocações“, programa de Antonio Abujamra que entrevista Denise Stoklos + Conversa entre Denise Stoklos e a prestigiada atriz e bailarina Clarisse Abujamra, sobrinha do aclamado diretor (terça-feira, 3 de maio, às 23h);
– “Habeas Corpus” (direção de Antonio Abujamra em 1983) + Conversa de Denise Stoklos e Ana Carolina Oliviero, amiga e ex-aluna do experimento audiovisual em questão (quarta-feira, 4 de maio, às 23h);
Circular“, em que Denise Stoklos deu entrevista dentro de um ônibus para um programa da TV Cultura + conversa entre Denise Stoklos e Maria Eugênia Nogueira, conhecedora do seu trabalho desde o início da carreira teatral de Denise Stoklos (quinta-feira, 5 de maio, às 23h);
– “Teatro Essencial na África do Sul“, matéria televisiva feita naquele país quando Denise Stoklos realizou temporada de apresentações por lá. Ao final do vídeo, serão exibidos comentários de Cristiane Moura que acompanhou a viagem e foi assistente de direção na época da turnê do Teatro Essencial (sexta-feira, 6 de maio, às 23h);
– “Extinção“, de Denise Stoklos, com gravação de uma apresentação no Sesc Consolação em 2018. Ao final do vídeo, serão exibidos comentários de Welington Andrade, que é o dramaturgo do atual espetáculo “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” (sábado, 7 de maio, às 23h).

 

No segundo dia do Festival, 3 de maio, terça-feira, às 10h, teremos uma palestra especial de Denise Stoklos com quatro textos inéditos sobre a temática de “Memórias“, concebidos exclusivamente para o público do FIDS. Esses textos-palestras se chamam: “A necessidade de um Festival“, “Cada novo performer nesse FIDS 2022“, “Eu Espectador” e “Responsabilidade Social“.

 

O último dia do evento contará também com duas ações em especial de Denise Stoklos:
Palestra de Encerramento “Arte como Potência de Libertação“, em que o diretor do Festival Davi Giordano entrevista Denise Stoklos respondendo a perguntas surpreendentes sobre sua vida e trajetória profissional, como: os seus primeiros passos nas artes, a criação de sua linha própria de trabalho, suas experiências de ser dirigida por nomes como Antonio Abujamra, a importância de sua família para seus processos de criação, os diálogos que estabelece com as novas gerações de artistas, seus pensamentos sobre o campo da curadoria, dentre outros.
– “Festa de Encerramento Online“, em que Denise Stoklos recebe ao vivo seu público para um encontro de encerramento do festival.