𝟬𝟮/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗦𝗘𝗚𝗨𝗡𝗗𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 19h às 21h
ESPETÁCULO – Abertura da noite de espetáculo com “Vendo gritos e palavras”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Denise Stoklos (Irati, PR – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Um recital cênico que se desdobra através do mundo da literatura latinoamericana de Julio Cortázar. A atriz lê textos impressos sob uma estante de partitura, provocando uma mistura de teatralidades com o universo musical. Denise Stoklos performa palavras no ar ecoando os sentidos ampliadores e performativos de uma cena contemporânea. Filmagem da apresentação no SESC Consolação de São Paulo, em 2016.

ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: 18 anos


[ᴇɴ]
ᴀʀᴛɪsᴛ: Denise Stoklos (Irati, PR – Brazil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: SHOW – Opening of the show night with “Selling Screams and Words”

sʏɴᴏᴘsɪs: A scenic recital that unfolds through the world of Julio Cortázar’s Latin American literature. The actress reads printed texts over a music stand, provoking a mix of theatricalities with the musical universe. Denise Stoklos performs words in the air, echoing the amplifying and performative senses of a contemporary scene. Footage of the presentation at SESC Consolação in São Paulo, in 2016.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Denise Stoklos (Irati, PR – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: ESPECTÁCULO – Apertura de la noche de espectáculo con “Viendo gritos y palabras”

sɪɴᴏᴘsɪs: Un recital escénico que se desarrolla desde el mundo de la literatura latinoamericana de Julio Cortázar. La actriz lee textos impresos bajo un estante de partitura, provocando una mezcla de teatralidades con el universo musical. Denise Stoklos performa palabras en el aire repercutiendo los sentidos ampliadores y performativos de una escena contemporánea. Grabación de la presentación en SESC Consolação de São Paulo, en 2016.


𝟬𝟯/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗧𝗘𝗥𝗖̧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 19h às 21h
ESPETÁCULO – “Notas do campo” (Notes from the field) com comentários de Denise Stoklos
ᴀʀᴛɪsᴛᴀs: Anna Deavere Smith (Baltimore, Maryland – EUA) + Denise Stoklos (Irati, PR – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: ‘NOTAS DO CAMPO’, de Anna Deavere Smith, é um solo performance sobre o racismo presente no sistema educacional norte-americano. A reconhecida atriz de teatro, cinema e televisão encena múltiplos personagens que são violentadores e vulneráveis de um sistema dinâmico de opressão diante das diferenças raciais existentes nos Estados Unidos.

ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: 18 anos


[ᴇɴ]
ᴀʀᴛɪsᴛs: Anna Deavere Smith (Baltimore, Maryland – EUA) + Denise Stoklos (Irati, PR – Brazil)

ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: SHOW – “Notes from the field” with commentary by Denise Stoklos

sʏɴᴏᴘsɪs:‘NOTES DO FIELD’, by Anna Deavere Smith, is a solo performance regarding the racism present in the North American educational system. The renowned actress in theater, film and television, stages multiple characters who are violent and vulnerable of a dynamic oppression system towards the racial differences existing in the United States.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Anna Deavere Smith (Baltimore, Maryland – EUA) + Denise Stoklos (Irati, PR – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: ESPECTÁCULO – “Notas del campo” (Notes from the field) con comentarios de Denise Stoklos

sɪɴᴏᴘsɪs: “NOTAS DEL CAMPO” de Anna Deavere Smith, es un solo performance sobre el racismo presente en el sistema educacional norte-americano. La reconocida actriz de teatro, cine y televisión escenifica múltiples personajes que son violadores y vulnerables de un sistema dinámico de opresión delante de las diferencias raciales existentes en los Estados Unidos.


𝟬𝟰/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗤𝗨𝗔𝗥𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 19h às 21h
ESPETÁCULO – “Quixeramobim”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Ricardo Castro (Salvador, BA – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: O sétimo solo de Ricardo Castro tem como objetivo visitar a linha tênue que separa, e por vezes mescla, realidade e ficção, a partir da história de amor de um pai por uma filha, cuja vida é povoada por icônicas personalidades nordestinas. Baseada em notícia verídica publicada num jornal pernambucano, e usando da poética dos cordéis, Ricardo reescreve a notícia, dando à protagonista um destino mais humano.

sᴏʙʀᴇ: Solo performer e fundador da Companhia de um Homem Só. Trabalhou com grandes artistas do teatro baiano. Integrou os grupos Teatro do Ornitorrinco e XPTO. Seu solo R$1,99 já foi apresentado em diversas temporadas por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, e Buenos Aires, dentre outras. De 1999 até então, Ricardo escreveu, dirigiu e atuou nos espetáculos solo 2, Temporal, Quem souber morre, Sexo, drogas e axé music, Pelo humor de Deus e Quixeramobim.

ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: 14 anos


[ᴇɴ]
ᴀʀᴛɪsᴛ: Ricardo Castro (Salvador, BA – Brazil)

ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: SHOW – “Quixeramobim”

sʏɴᴏᴘsɪs:Ricardo Castro’s seventh solo aims to visit the thin line that separates, and sometimes mixes, reality and fiction, based on the love story of a father for a daughter, whose life is populated by iconic Northeastern Brazilian personalities. Based on a true story published in a Pernambuco newspaper, and using the poetics of the “cordéis” (twines), Ricardo rewrites the report, giving the protagonist a more human destiny.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ:Ricardo Castro (Salvador, BA – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: ESPECTÁCULO – “Quixeramobim”

sɪɴᴏᴘsɪs: El séptimo solo de Ricardo Castro tiene como objetivo visitar la línea tenue que separa, y a veces mezcla, realidad y ficción, desde la historia de amor de un padre por su hija, cuya vida es poblada por icónicas personalidades del nordeste de Brasil. Basadas en noticias verdaderas publicadas en un periódico pernambucano, y usando la poética de los cordeles, Ricardo reescribe la noticia, dando a la protagonista un destino más humano.


𝟬𝟱/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗤𝗨𝗜𝗡𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 19h às 21h
ESPETÁCULO – “Susuné, contos de mulheres negras”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Carolina VirgÜez (Brasil-Colômbia)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Com uma linguagem próxima ao teatro performativo, Susuné traz à cena uma dramaturgia que se constrói na intersecção entre a literatura afrocolombiana e a narrativa autobiográfica da atriz, discutindo questões relativas à memória, identidade cultural, territórios e pertencimento.

sᴏʙʀᴇ: Atriz, tradutora e professora. Em teatro, recebeu os prêmios Molière, Mambembe, Shell, Questão de Crítica e APTR (os três últimos com Caranguejo Overdrive). Junto à Cia Bufo-Mecânica, apresentou-se na Royal Shakespeare Company, com a peça “Two Roses for Richard”. Em cinema, trabalhou em Hollywood com Bill Condon na “Saga Crepúsculo”. Entre seus mais recentes filmes estão: “Veneza”, dirigido por Miguel Falabella, e “Casa Flutuante”, produção portuguesa que estreia em março de 2022.

ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: 12 anos


[ᴇɴ]
ᴀʀᴛɪsᴛ: Carolina Virgüez (Brazil-Colombia)

ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: SHOW – “Susuné, Tales of Black Women”

sʏɴᴏᴘsɪs:With a language close to the performative theater, Susuné brings to the scene a dramaturgy that is built at the intersection between Afro-Colombian literature and the actress’ autobiographical narrative, discussing issues related to memory, cultural identity, territories, and belonging.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ:Carolina VirgÜez (Brasil-Colômbia)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: ESPECTÁCULO – “Susuné, cuentos de mujeres negras”

sɪɴᴏᴘsɪs: Con un lenguaje próximo al teatro performativo, Susuné trae a la escena una dramaturgia que se construye en la intersección entre la literatura afrocolombiana y la narrativa autobiográfica de la actriz, discutiendo cuestiones relacionadas a la memoria, identidad cultural, territorios y pertenencia.


𝟬𝟲/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗦𝗘𝗫𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 19h às 21h
ESPETÁCULO – “Van Gogh”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Elias Andreato (São Paulo, SP – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: “Van Gogh” retrata o universo violento deste pintor que, aos 37 anos, se suicidou após uma vida de repetidas negações: negação do reconhecimento como artista, negação do amor e do convívio social. O espetáculo persegue o fluxo criativo de Van Gogh, sua obsessão pela pintura, seu amor pela natureza e pela vida humana, e trabalha a partir da violência delicada que só um gênio como Van Gogh consegue ter. “Van Gogh” deu a Elias Andreato os Prêmios Shell e Apetesp de melhor ator, a Wagner Freire o Prêmio Shell de melhor iluminação e indicação para o Prêmio
Shell de melhor direção para Márcia Abujamra.

sᴏʙʀᴇ: Elias Andreato é um importante ator de teatro, cinema e televisão. Trabalhou com grandes dramaturgos e diretores do teatro brasileiro. Já recebeu importantes prêmios, como: “Prêmio Shell”, “Prêmio IBEU”, “Associação Paulista de Críticos de Arte” e “Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo”. Atualmente, é diretor do espetáculo “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”.

ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: 12 anos


[ᴇɴ]
ᴀʀᴛɪsᴛ: Elias Andreato (São Paulo, SP – Brazil)

ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: SHOW – “Van Gogh”

sʏɴᴏᴘsɪs:“Van Gogh” portrays the violent universe of this painter who, at age 37, committed suicide after a life of repeated denials: denial of recognition as an artist, denial of love, and social life. The show pursues Van Gogh’s creative flow, his obsession with painting, his love for nature and human life, and works from the delicate violence that only a genius like Van Gogh can have. Notes: “Van Gogh” gave Elias Andreato the Shell Award and the Apetesp Award for best actor, Wagner Freire the Shell Award for best lighting, and a nomination for the Shell Award of the best direction for Marcia Abujamra.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Elias Andreato (São Paulo, SP – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: ESPECTÁCULO – “Van Gogh”

sɪɴᴏᴘsɪs: “Van Gogh” retrata el universo violento de este pintor que, a los 37 años, se suicidó luego de una vida de repetidas negaciones: negación del reconocimiento como artista, negación del amor y del convivio social. El espectáculo persigue el flujo creativo de Van Gogh, su obsesión por la pintura, su amor por la naturaleza y por la vida humana, y trabaja desde la violencia delicada que solo un genio como Van Gogh consigue tener. Observaciones: “Van Gogh” dio a Elias Andreato los Premios Shell y Apetesp de mejor actor, a Wagner Freire el Premio Shell de mejor iluminación e indicación para el Premio Shell de mejor dirección para Márcia Abujamra.


𝟬𝟳/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗦𝗔́𝗕𝗔𝗗𝗢


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 19h às 21h
ESPETÁCULO – “MANIFESTO!!!
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Estela Lapponi (São Paulo, SP – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: A performance ‘MANIFESTO!!!’ parte do princípio de criação “site specific”, uma criação pensada para a sala da “Casa de Zuleika” (residência/estúdio da artista) em tempos pandêmicos. A performance é a lida do corpo na travessia deste espaço entrelaçado, fazendo alusão ao tempo contemporâneo de total descaso com o meio ambiente. Uma performance que traz o registro do corpo desse tempo pandêmico, expurgando a fragilidade humana diante de um vírus.

sᴏʙʀᴇ: Performer e videoartista paulistana. Tem como foco de investigação artística: o discurso do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional (público), o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas, dentre outros. Desde 2009 realiza práticas investigativas a partir do conceito que criou: “corpo Intruso.” e sua performatividade foi contemplada pelo Edital PROAC Prêmio Histórico em Artes Visuais 2021.

ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


[ᴇɴ]
ᴀʀᴛɪsᴛ: Estela Lapponi (São Paulo, SP – Brazil)

ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: SHOW – “MANIFEST!!!”

sʏɴᴏᴘsɪs:The performance ‘MANIFESTO!!!’ is based on the principle of “site-specific” creation, a creation designed for the room of the “House of Zuleika” (residence/studio of the artist) in pandemic times. The performance is the body’s dealings in crossing this intertwined space, alluding to the contemporary time of total disregard for the environment. A performance that brings the body’s record of this pandemic time, purging human fragility in the face of a virus.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Estela Lapponi (São Paulo, SP – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: ESPECTÁCULO – “MANIFIESTO!!!”

sɪɴᴏᴘsɪs: La performance ‘MANIFIESTO’ parte del principio de creación “site specific”, una creación pensada para la sala de la “Casa de Zuleika” (residencia/estudio de la artista) en tiempos pandémicos. La performance es la lectura del cuerpo en el cruce de este espacio entrelazado, haciendo alusión al tiempo contemporáneo de total descaso con el medio ambiente. Una performance que trae el registro del cuerpo de este tiempo pandémico, expurgando la fragilidad humana delante del virus.