𝟬𝟯/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗧𝗘𝗥𝗖̧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 14h às 15h
PALESTRA (tarde) – “Trânsitos: Brasil e Portugal”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Tiago Cadete (Brasil-Portugal)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Tiago Cadete é entrevistado sobre seus trabalhos que misturam linguagens híbridas entre as artes visuais e solo performance. O artista apresenta ao público análises de algumas de suas apresentações realizadas em diversos países da América Latina e Europa. Em especial, serão abordadas reflexões de seus últimos trabalhos, como “Cortejo” (2022), “Brasa” (2021), “Fiume” e “Cicerone” (2010).

sᴏʙʀᴇ: Seu trabalho transita nas fronteiras entre artes performativas e visuais. Doutorando em artes visuais EBA-UFRJ, onde é mestre pela mesma instituição. Foi bolseiro da GDA-Gestão dos Direitos dos Artistas na Pós Graduação em Sistema Laban/Bartenieff- Faculdade de dança Angel Vianna/Laban. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Transita entre Brasil e Portugal. Seus trabalhos já foram apresentados em diversos países, feiras de artes, museus e bienais.

ᴍᴇᴅɪᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: Davi Giordano (São Paulo, SP – Brasil)
ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


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ᴀʀᴛɪsᴛ: Tiago Cadete (Brazil-Portugal)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: LECTURE – “Transits: Brazil and Portugal”

sʏɴᴏᴘsɪs: Tiago Cadete is interviewed regarding his works that mingle hybrid languages between visual arts and solo performance. The artist presents to the public an analysis of some of his presentations held in several Latin America and Europe countries. Will mainly be addressed reflections from his latest works, such as “Cortege” (2022), “Gleed” (2021), “Muvie”, and “Cicerone” (2010).


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ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Tiago Cadete (Brasil-Portugal)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: PONENCIA – “Tránsitos: Brasil y Portugal”

sɪɴᴏᴘsɪs: Tiago Cadete es entrevistado sobre sus trabajos que mezclan lenguajes híbridos entre artes visuales y solo performance. El artista presenta al público análisis de algunas de sus presentaciones realizadas en diversos países de América Latina y Europa. En especial, serán tomadas reflexiones de sus últimos trabajos, como “Cortejo” (2022), “Brasa” (2021), “Fiume” y “Cicerone” (2010).


𝟬𝟰/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗤𝗨𝗔𝗥𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 14h às 15h
PALESTRA (tarde) – “Performances em trânsitos (reais e online) nas multi e transdisciplinaridades entre artes e ciências sociais”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Omi Ariel (Chile)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Omi Ariel, expoente da nova geração de artistas experimentais do Chile, traz ao público algumas reflexões sobre seu trabalho de videoarte e solo performance “Hallazgo”. O público é convidado a refletir algumas linguagens do cruzamento multi e transdisciplinar entre artes e ciências sociais para performances desenvolvidas para redes sociais. A artista questiona os binômios colonialismo/neocolonialismo, o “problema do índígena” e omissão da violência.

sᴏʙʀᴇ: Solo performer e antropóloga e cientista social da Universidad de Concepción (Chile). Bailarina de dança contemporânea, participa de espetáculos e ministra oficinas no Espacio de Arte Nimiku. Também trabalha como pesquisadora de linguagem corporal e fez parte da equipe da plataforma DanzaSur como gestora cultural.

ᴍᴇᴅɪᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: Davi Giordano (São Paulo, SP – Brasil)
ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


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ᴀʀᴛɪsᴛ: Omi Ariel (Chile)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: LECTURE – “Transits: Brazil and Portugal”

sʏɴᴏᴘsɪs: Omi Ariel, an exponent of the new generation of Chile´s experimental artists, brings to the public some reflections on her video artwork and solo performance “Hallazgo” (“Discovery”). The public is invited to reflect on some languages of the multi and transdisciplinary intersection between arts and social sciences into performances developed for social media. The artist questions the colonialism/neocolonialism binomials, the “indigenous problem” and the omission of violence.


[ᴇs]
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Omi Ariel (Chile)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: PONENCIA – “Performances en tránsitos (reales y online) en las multi y transdisciplinaridades entre artes y ciencias sociales”

sɪɴᴏᴘsɪs: Omi Ariel, exponente de la nueva generación de artistas experimentales de Chile, trae al público algunas reflexiones sobre su trabajo de videoarte y solo performance “Hallazgo”. El público es invitado a reflexionar algunos lenguajes del cruzamiento multi y transdisciplinar entre artes y ciencias sociales para performances creadas en redes sociales. Ariel cuestiona los binomios colonialismo/neocolonialismo, el “problema indígena” y omisión de violencia.

 


𝟬𝟱/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗤𝗨𝗜𝗡𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 14h às 15h
PALESTRA (tarde) – “Arquivos digitais e memórias de cena”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Mônica Dantas (Porto Alegre, RS – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: A palestra aborda possibilidades de registro e criação de memórias da cena contemporânea, trazendo como exemplo o Projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul. Serão abordadas questões relativas à documentação, repertório, corpo como arquivo, uso das tecnologias e novos modos de registro do vivido. A artista e pesquisadora estimulará ideias de como artistas de solo performance podem documentar seus trabalhos desdobrando poéticas e experimentos audiovisuais em seus repertórios.

sᴏʙʀᴇ: Artista e professora de dança na graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido). Foi Editora-Chefe da Revista Cena e atualmente é Editora de seção da Movimento, Revista de Educação Física da UFRGS. Coordena o projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul, que recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2021 na categoria Memória. Bailarina da Eduardo Severino Cia de Dança.

ᴍᴇᴅɪᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: Davi Giordano (São Paulo, SP – Brasil)
ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


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ᴀʀᴛɪsᴛ: Mônica Dantas (Porto Alegre, RS – Brazil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: LECTURE – “Digital files and scene memories”

sʏɴᴏᴘsɪs: The lecture addresses possibilities for registering and creating memories of the contemporary scene, taking as an example the “Digital Meet Project: Eva Schul Archive”. Issues related to documentation, repertoire, the body as an archive, the use of technologies, and new ways of registering experiences will be addressed. The artist and researcher will stimulate ideas on how solo performance artists can document their work by unfolding poetics and audiovisual experiments in their repertoires.


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ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Mônica Dantas (Porto Alegre, RS – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: PONENCIA – “Archivos digitales y memorias de escena”

sɪɴᴏᴘsɪs: La ponencia trata posibilidades de registro y creación de memorias de la escena contemporánea, trayendo como ejemplo el Proyecto Carne Digital: Archivo Eva Schul. Serán tratadas cuestiones relativas a la documentación, repertorio, cuerpo como archivo, uso de las tecnologías y nuevos modos de registro vivido. La artista e investigadora estimulará ideas de cómo artistas de solo performance pueden documentar sus trabajos desplegando poéticas y experimentos audiovisuales en sus repertorios.


𝟬𝟲/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗦𝗘𝗫𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 14h às 15h
PALESTRA (tarde) – “Encantamento sobre possibilidades políticas da arte”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Luiz Rufino (Rio de Janeiro, RJ – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Luiz Rufino traz ao público algumas reflexões e provocações sobre os sentidos de presença e ausência da arte na sociedade contemporânea. Alguns dos temas abordados são: projetos artísticos descoloniais, desnormatização dos sistemas comuns, campos políticos de afetividade, corpos e poéticas de liberdade, alargamento de tempos e fronteiras subjetivas, dentre outros.

sᴏʙʀᴇ: Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de pós-graduacao em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC). Pesquisa e desenvolve seus livros e palestras sobre os seguintes temas: crítica decolonial, antirracismo, processos de formação em diferentes contextos educativos, processos identitários, outras pedagogias e educações nas culturas populares.

ᴍᴇᴅɪᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: Davi Giordano (São Paulo, SP – Brasil)
ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


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ᴀʀᴛɪsᴛ: Luiz Rufino (Rio de Janeiro, RJ – Brazil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: LECTURE – “Enchantment on the political possibilities of art”

sʏɴᴏᴘsɪs: Luiz Rufino brings to the public some reflections and provocations about the senses of presence and absence of art in contemporary society. Some of the topics covered are: decolonial artistic projects, de-norming of common systems, political fields of affectivity, bodies, and poetics of freedom, enlargement of times, and subjective borders, among others.


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ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Luiz Rufino (Rio de Janeiro, RJ – Brasil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴄɪᴏ́ɴ: PONENCIA – “Encantamiento sobre posibilidades políticas del arte”

sɪɴᴏᴘsɪs: Luiz Rufino trae al público algunas reflexiones y provocaciones sobre los sentidos de presencia y ausencia del arte en la sociedad contemporánea. Algunos de los temas tratados son: proyectos artísticos decoloniales, desnormalización de los sistemas comunes, campos políticos de afectividad, cuerpos y poéticas de libertad, alargamiento de tiempos y fronteras subjetivas, entre otros.


𝟬𝟳/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗦𝗔́𝗕𝗔𝗗𝗢


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 14h às 15h
PALESTRA (tarde) – “Autobiografia na solo performance”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Vivi Tellas (Buenos Aires – Argentina)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Vivi Tellas, importante diretora e curadora teatral de Buenos Aires, compartilhará suas experiências em processos de criação biodramáticos e documentários no campo da Solo Performance. A diretora desdobrará sobre os processos de criação ao dirigir atores com base em suas memórias e experiências pessoais, assim como a possibilidade de misturá-las com camadas de autoficção.

sᴏʙʀᴇ: Vivi Tellas é curadora e diretora de teatro. Criadora do Biodrama, um gênero que investiga a biografia como material cênico. Em 2015 foi reconhecida como “Personalidade Destacada no Âmbito da Cultura da Cidade de Buenos Aires”. Professora visitante da University of Princeton (EUA). Seus trabalhos já foram apresentados em toda a América Latina, EUA e Europa.

ᴍᴇᴅɪᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: Davi Giordano (São Paulo, SP – Brasil)
ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


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ᴀʀᴛɪsᴛ: Vivi Tellas (Buenos Aires – Argentina)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: LECTURE – “Autobiography in Solo Performance”

sʏɴᴏᴘsɪs: Vivi Tellas, major theater director and curator from Buenos Aires, will share her experiences in biodramatic and documentary creation processes in the field of Solo Performance. The director will unfold the creation processes when directing actors based on their memories and personal experiences, as well as the possibility of mixing them with layers of autofiction.


𝟬𝟴/𝟬𝟱/𝟮𝟮 • 𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗚𝗢


ʜᴏʀᴀ́ʀɪᴏ: das 14h às 15h
PALESTRA (tarde) – “Caminhos essenciais para se produzir solos performances”
ᴀʀᴛɪsᴛᴀ: Luque Daltrozo (São Paulo, SP – Brasil)

sɪɴᴏᴘsᴇ: Muitos artistas não gostam ou têm dificuldade de se produzir. Esta palestra pretende desmistificar que produzir é complicado. A produção precisa servir ao artista, facilitando as suas ideias. Para isso, Luque Daltrozo compartilhará suas experiências profissionais pontuando caminhos possíveis para viabilizar modelos essenciais de produção cultural para solos performers. O produtor contará também sobre algumas experiências diretas ao produzir espetáculos do Teatro Essencial com Denise Stoklos.

sᴏʙʀᴇ: Produtor cultural desde 1982. Já realizou inúmeros trabalhos com teatro, música, dança, literatura e televisão. Trabalhou com importantes diretoras, como: Felipe Hirsch, Eric Lenate, Ulysses Cruz, Francisco Medeiros, Marcio Aurélio, Daniela Thomas, dentre outros. Suas produções já ocuparam prestigiosos espaços culturais do Brasil e outros países. Foi produtor de espetáculos do Teatro Essencial, como “Extinção”, “As Palavras Gestuais” e “Vendo Gritos e Palavras”.

ᴍᴇᴅɪᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: Davi Giordano (São Paulo, SP – Brasil)
ᴄʟᴀssɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ: livre


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ᴀʀᴛɪsᴛ: Luque Daltrozo (São Paulo, SP – Brazil)
ᴘʀᴇsᴇɴᴛᴀᴛɪᴏɴ: LECTURE – “Essential ways to produce solo performances”

sʏɴᴏᴘsɪs: Many artists do not like or have difficulty producing themselves. This lecture intends to demystify that producing is complicated. Production needs to serve the artist, facilitating his ideas. For this, Luque Daltrozo will share his professional experiences pointing out possible ways to make essential models of cultural production viable for solo performers. The producer will also tell about some direct experiences when producing shows for Essential Theatre with Denise Stoklos.