Palco aberto 12: Fui surpreendida com uma homenagem. Uhuuuuu - FIDS

Palco aberto 12: Fui surpreendida com uma homenagem. Uhuuuuu

  25, Aug, 2022

  0 Comentário

Às 13hs, 8 de maio, domingão das mães, começou nosso último Palco Aberto. Mentira, não é último não. Depois explico melhor, no final. Rsrsrsrs.

Após as boas-vindas, a Ana Luiza, produtora, avisou que a fila estava cheia. 

Laura Lavorato apresentou um vídeo com uma performance em homenagem ao FIDS e à Denise Stoklos. Ao som de Cartola, cantado por Marisa Monte, ela manuseia objetos em miniatura, ao tom de despedida. Criativo.

Wallace anunciou que fez este próximo vídeo nos últimos 15 minutos para mandar corações para Ucrânia e outros países que sofrem do ódio. Ele comentou que, através de um amigo chamado Rodrigo Nasser, conheceu Aneta Alexandra, artista ucraniana, que estava coletando obras do mundo todo para protestar contra a guerra. Pensando nesta proposta, produziu e nos apresentou a obra “faça mímica, não faça guerra”. Sugeriu as hashtags #mimewithukraine #heartwithukraine #makemimenotwar.

E adivinhem, quem foi o próximo da fila? Dobradinha clássica. Rsrsrsrs. O Emerson, que já avisou, “venho com vídeos e giffs”. Começou com um vídeo sobre natureza, dizendo “não sei se faço revolução ou se saio para trabalhar. E a gente fica assim, se rebela e se conforma, se rebela e se conforma…”. Ele é espirituoso, engraçado.

O segundo foi um vídeo sobre cores e sensações, repetiu o seu bordão “a arte está em toda parte”. Mostrou o giff “a revolução vive”, onde brinca com as imagens e palavras. E mandou mais uma homenagem à Denise, “um filme de giff, um filgiff”, rsrsrs.

E eu fui surpreendida com uma homenagem (foto em destaque). O Emerson produziu um giff com imagens minhas e da Denise. Ele narrou “nossas imagens se misturam, não se sabe quem é quem porque a Denisese mistura com a gente e fica dentro da gente, a gente transparece essa Denise que todos temos (…). ADenise libertária (…) e, daí, a Leide se misturando na cabeça da Denise, no jornal da Denise, a Denise lê o jornal, lê a gente, lê a Leide (…). E assim é o FIDS, a gente se mistura e se transforma. Apesar de ser solo performance, é solo performance em grupo”. Amei, Emerson. Muito feliz com essa releitura do nosso momento no Palco Aberto. 

André Stoklos apresentou o texto “errar é humano, mas a burrice é institucionalizada”, sobre o calendário, onde questiona a sua lógica. Diego Rbor dialogou sobre as datas comemorativas, criticou a imposição capitalista, mandou “existe uma colonização até em nosso calendário”. André apresentou mais dois vídeos experimentais. 

Animado, Ariel Saostt leu o poema “lindamente poético”, de Bruno Araújo, publicado no livro “Poema que guardei para mim”, organizado por Karina de Oliveira Azevedo, que diz “Um ser lindamente poético é aquele que dança na chuva …”.

Perla apresentou o filme “FIDS Buenos Aires”. Com música forte e marcante, ela circula pelos pontos turísticos de Buenos Aires com uma placa anunciando o FIDS. Perla é naturalmente cômica e a montagem potencializa o humor das situações. Ela faz a gente gargalhar e demonstra que também se diverte produzindo sua obra. Confessou “rimos muito”. Denise, emocionada, “que comovente, Perla, você e o Pando são uma dupla incrível. Você aquece a gente”.

Wilson Loria, logo nas primeiras atividades do FIDS, desde o anúncio de que seriam sorteadas barras de nutre, oferecidas pelo patrocinador, vem brincando, dizendo que vai buscar o brinde em Iratí. Depois do vídeo da Perla, onde ela aparece comendo pizza, Wilson brincou com ela que, se não ganhar o nutre, ele aceita a pizza de Buenos Aires. Piadas internas. Rsrsrs.

Fernanda Freitas mandou um vídeo. Muito feliz, disse que assistiu a todas as oficinas. Agradeceu ao FIDS pelas oportunidades. Depoimento sincero e enriquecedor. Revela o quão o FIDS é importante e impacta na formação artística do artista essencial. Manifestação contagiante.

E, para quem pensou que o Palco Aberto terminaria em número par, com 12 episódios, se enganou bonito. Com tantas demandas, a direção do FIDS resolveu abrir um horário extra, cravando nossa série em 13 episódios. Número lindo, muitos sabem o porquê, mas direi, ops, escreverei depois, na próxima crônica, a última da série.

Aliás, essa série de crônicas – essa aqui, que você, só você, leitor essencial, lê – pode ser o esqueleto de uma série audiovisual: Palco Aberto do FIDS, em 13 episódios. Coisa linda. Teatro Essencial em série audiovisual. Rsrsrs. Puro, direto da fonte.

Bora, Denise?